Juros do consignado do INSS aumentam: saiba como isso afeta seu empréstimo | Os juros do Empréstimo Consignado do INSS aumentaram após a reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), realizada na última terça-feira, 25. Com a mudança, os novos contratos ficarão mais caros para os segurados. O reajuste considera os dois últimos aumentos da taxa básica de juros Selic, estabelecidos pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
Por outro lado, os juros do cartão consignado permaneceram inalterados, mantendo o mesmo percentual vigente.

Novos Percentuais de Juros
A taxa máxima de juros que os bancos podem cobrar pelo Empréstimo Consignado do INSS aumentou de 1,80% para 1,85% ao mês. Já a taxa do cartão de crédito consignado continua em 2,46% ao mês, sem reajuste.
A nova taxa se aplica a todas as contratações feitas por aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios assistenciais do INSS.
Impacto no Consignado do INSS
Atualmente, existem 48 milhões de contratos de consignado ativos. De acordo com o Banco Central, esse tipo de empréstimo movimenta cerca de R$ 268 bilhões, o que representa 40% do saldo total do consignado, considerando os setores público e privado.
O novo teto de juros entrará em vigor após cinco dias úteis da publicação da decisão do CNPS no Diário Oficial da União.
Como Consultar a Taxa de Juros do Seu Consignado?
Você pode verificar a taxa de juros praticada pelos bancos de duas formas:
1. Pelo site ou aplicativo Meu INSS
- Acesse o site ou app Meu INSS;
- Procure a opção “Taxas de Empréstimo Consignado”;
- Serão exibidas todas as taxas cobradas pelos bancos;
- É possível pesquisar por uma instituição bancária específica.
2. Pelo telefone 135
- Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135;
- O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Após consultar as taxas, você pode escolher a mais vantajosa e solicitar a portabilidade do seu consignado para outro banco, caso seja mais benéfico.
Fim da Carência para o Crédito Consignado
Segundo a especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, o INSS confirmou o fim da carência do crédito consignado para todos os beneficiários. Com isso, os segurados que contratarem o empréstimo não terão mais um período de carência antes do início do pagamento das parcelas.
Fique atento às mudanças e escolha a melhor opção para o seu bolso!