INSS: saiba o que você pode resolver através das plataformas digitais

Em junho deste ano, mais de 106 milhões de pessoas utilizaram essas plataformas.

Os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão cada vez mais acessíveis. Com as plataformas Meu INSS, Meu INSS+, a Central de Atendimento 135 e o site oficial, os cidadãos podem realizar diversas ações sem precisar sair de casa. Em junho deste ano, mais de 106 milhões de pessoas utilizaram essas plataformas.

Plataformas digitais do INSS
INSS: saiba o que você pode resolver através das plataformas digitais

Plataforma Meu INSS

A plataforma Meu INSS permite que os cidadãos acompanhem processos, façam requerimentos, acessem a carteira do beneficiário, extratos de pagamento, bloqueio e desbloqueio de consignado, entre outros serviços. Em junho, 74,7 milhões de pessoas buscaram serviços e informações através do aplicativo. Desde sua criação em fevereiro de 2017, o aplicativo já registrou quase 3 bilhões de acessos.

Serviços mais buscados no aplicativo Meu INSS

  • Consultar pedidos
  • Extrato de pagamento
  • Meus benefícios
  • Extrato de contribuição (CNIS)
  • Extrato de empréstimo
  • Simular aposentadoria
  • Novo pedido
  • Resultado de benefício por incapacidade
  • Benefício por incapacidade
  • Pedir benefício por incapacidade
  • Carteira do beneficiário
  • Extrato de Imposto de Renda (IR)
  • Calendário de pagamento
  • Prova de vida
  • Meu cadastro

Meu INSS+

O ícone Meu INSS+, disponível no aplicativo, oferece a carteira do beneficiário e descontos em farmácias, viagens e serviços em parceria com instituições financeiras. Em junho, teve 25,1 milhões de acessos. Foram geradas 1,4 milhão de carteiras do beneficiário e 651 mil downloads de PDFs, que servem como comprovante de vínculo com o INSS.

Central de atendimento 135

A Central de Atendimento 135 recebeu mais de 6,2 milhões de ligações em junho. De janeiro a junho, esse número chegou a 46,2 milhões. O menu digital de autoatendimento, disponível desde abril, registrou quase 4 milhões de chamadas digitalizadas, com 64% dos usuários optando por serem direcionados ao site Meu INSS e 36% ao aplicativo. O autoatendimento digital não é obrigatório, e os usuários podem retornar para a ligação a qualquer momento para serem atendidos por um operador.

Página oficial do INSS

O site oficial do INSS oferece informações e dicas para utilização dos serviços e ações da autarquia. Em junho, a página oficial registrou mais de 2 milhões de acessos. Entre as informações mais buscadas estavam:

  • Ícone Meu INSS+: 310.364 visualizações
  • Versão para computador do Meu INSS: 78.511 acessos
  • Link de serviços: 21.834 acessos

Conclusão

O INSS continua a facilitar o acesso aos seus serviços através de plataformas digitais e atendimento telefônico. Com a plataforma Meu INSS e Meu INSS+, a Central de Atendimento 135 e o site oficial, os cidadãos têm tudo à mão para resolver suas pendências de forma prática e eficiente.