A educação e a cultura são pilares fundamentais na formação de crianças, adolescentes e jovens. Além de enriquecer o conhecimento, o contato com a arte, música e esporte ajuda a desenvolver o pensamento crítico e o senso de cidadania. Porém, no Brasil, nem sempre esses benefícios estão disponíveis para todos, principalmente para a população de baixa renda. Foi pensando nisso que surgiu a ID Jovem, um programa que facilita o acesso dos jovens de baixa renda a eventos culturais, esportivos e até viagens, oferecendo descontos e gratuidade.
Quer saber mais sobre esse benefício e como usá-lo? Continue lendo para descobrir tudo sobre a ID Jovem e como aproveitar seus benefícios!
O que é a ID Jovem?
A ID Jovem é um documento gratuito criado para jovens de baixa renda, que garante 50% de desconto em eventos como cinema, teatro, shows, jogos esportivos e outros tipos de apresentações culturais. Essa iniciativa está prevista no Decreto nº 8.537, de 2015, que regulamenta o direito à meia-entrada.
Mas o benefício não para por aí! Além dos descontos em atividades culturais, a ID Jovem também garante duas vagas gratuitas em transportes interestaduais (ônibus, trens e embarcações) e, caso essas vagas estejam ocupadas, o jovem pode comprar até duas passagens pela metade do preço.
Outro ponto interessante é que os usuários da ID Jovem estão isentos de pagar a taxa para emitir a Carteira de Identidade Estudantil, que também oferece várias vantagens.
Quem pode ter a ID Jovem?
O benefício da ID Jovem é destinado aos jovens que precisam de apoio para ter acesso a oportunidades culturais e educacionais. Para solicitar o documento, é necessário cumprir os seguintes requisitos:
- Ter entre 15 e 29 anos;
- Ter uma renda familiar mensal de até dois salários-mínimos;
- Estar inscrito e com cadastro atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) nos últimos dois anos.
Como fazer a ID Jovem?
Emitir a ID Jovem é bem simples e gratuito. Veja como você pode fazer:
- Acesse o site oficial da ID Jovem ou baixe o aplicativo no seu celular.
- Insira os seus dados pessoais: nome completo, data de nascimento, número do NIS (Número de Identificação Social) e nome da mãe. O NIS pode ser encontrado no Cartão Cidadão, na carteira de trabalho ou no extrato do FGTS.
- Verifique se as informações estão corretas e preencha os campos adicionais solicitados.
- Finalize o cadastro e aguarde a emissão do seu documento.
Após seguir esses passos, você receberá o código da sua ID Jovem, que já estará disponível para uso. Lembre-se de que o documento tem validade de 180 dias, então, após esse período, será necessário renovar.
Como usar a ID Jovem?
Assim que sua ID Jovem for emitida, você poderá começar a usar todos os benefícios que ela oferece. A ID Jovem é um documento digital, ou seja, fica disponível no aplicativo do celular, mas também pode ser impressa se você preferir.
Para garantir a meia-entrada em eventos culturais, como cinema e shows, basta apresentar a ID Jovem junto com um documento oficial com foto. Já para as viagens interestaduais, a passagem deve ser comprada no guichê com pelo menos 3 horas de antecedência da partida, e também é preciso apresentar a ID e um documento oficial no momento da compra e embarque.