Os beneficiários do Bolsa Família em 89 municípios da Região Norte terão seus pagamentos antecipados. A partir de 17 de setembro, os valores estarão disponíveis para entrega, independentemente do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Essa antecipação é uma medida adotada em locais que tiveram situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal.
A ação visa ajudar as famílias que estão enfrentando dificuldades, como aconteceu recentemente no Rio Grande do Sul, após as enchentes que atingiram o estado no final de maio.
Quem receberá o Bolsa Família antecipado?
A medida de antecipação se aplica a beneficiários de três estados da Região Norte: Amazonas, Acre e Roraima. Esses estados enfrentam emergências devido a eventos climáticos e outros fatores que dificultam a vida da população.
Confira a lista de municípios que terão o Bolsa Família antecipado:
Amazonas
- Alvarães, Amatura, Anama, Anori, Apuí, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Canutama, Carauari, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Itapiranga, Japurá, Juruá, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Maraa, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Pauini, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Ica, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tapauá, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará, Urucurituba.
Acre
- Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus , Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá, Xapuri.
Roraima
- Alto Alegre, Amajari, Caracaraí, Iracema, Mucajaí.
Como funcionam os pagamentos nos municípios demais?
Nos municípios que não tiveram situação de emergência ou calamidade pública reconhecida, o Bolsa Família segue o calendário habitual. Os pagamentos são feitos de forma escalonada, conforme o final do NIS:
- Dia 17 de setembro: quem tem NIS final 1;
- Dia 18 de setembro: NIS final 2;
- E assim por diante, até dia 30 de setembro, quando o pagamento será feito para aqueles com NIS final 0.
Fique atento!
Se você mora em um dos municípios com antecipação, o valor estará disponível a partir do dia 17 de setembro0, independentemente do seu NIS. A medida é uma forma de garantir que as famílias afetadas por calamidades possam ter acesso ao dinheiro ou quanto antes.
Por isso, é importante ficar de olho no calendário e acompanhar as informações pelo aplicativo do Bolsa Família ou pelo site oficial para verificar a liberação do benefício.