E-Título: saiba como emitir título de eleitor digital e acessar online

Lançado em 2020, ele oferece diversas funcionalidades.

Se você é do tipo que prefere carregar o mínimo de documentos possível, o E-Título pode ser uma solução prática. Este aplicativo digital traz o seu título de eleitor direto para a tela do celular, além de oferecer outras funcionalidades que tornam o processo eleitoral mais acessível e tecnológico.

O que é o E-Título?

O E-Título é a versão digital do título de eleitor. Criado pela Justiça Eleitoral, o aplicativo permite que os eleitores acessem suas informações eleitorais sem precisar do documento físico. Lançado em 2020, ele oferece funcionalidades como consulta da situação eleitoral, local de votação, e justificativa de ausência em eleições passadas.

Saiba como emitir seu E-título
E-Título: saiba como emitir título de eleitor digital e acessar online – Foto: TRE Roraima

Como baixar e usar o E-Título

Baixar o E-Título é fácil e rápido. Aqui está um passo a passo:

  1. Acesse a loja de aplicativos no seu celular e busque por “E-Título”.
  2. Baixe e instale o aplicativo.
  3. Abra o app e selecione “Começar no E-Título”.
  4. Concorde com os termos de uso.
  5. Insira seus dados pessoais (nome, data de nascimento, número do título, etc.).
  6. Responda às perguntas de verificação para confirmar sua identidade.
  7. Crie uma senha para acessar o aplicativo.

Depois de seguir esses passos, você terá acesso ao seu título de eleitor digital e outras informações eleitorais diretamente no seu celular. Se você já registrou a biometria, pode usar o E-Título como documento oficial no dia da votação. Caso contrário, será necessário apresentá-lo junto com um documento oficial com foto.

Justificando o voto pelo E-Título

Se você não pôde comparecer à última eleição, pode justificar a ausência diretamente pelo aplicativo E-Título. Basta acessar a funcionalidade “Justificar Ausência” e seguir as instruções. Para isso, você precisará ter em mãos o número do seu título de eleitor e justificar o motivo da ausência, como estar fora do domicílio eleitoral.

Documentos aceitos na votação

Embora o E-Título seja uma ferramenta prática, o eleitor também pode votar apresentando outros documentos com foto, como:

  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • RG (mesmo vencido).

Conclusão

O E-Título facilita a vida do eleitor, centralizando em um único aplicativo diversas funcionalidades que antes exigiam mais burocracia. Além de ser uma maneira segura e conveniente de acessar seu título de eleitor, ele também promove a sustentabilidade ao reduzir a necessidade de documentos impressos.

Se ainda não baixou o E-Título, siga o passo a passo e tenha seu documento eleitoral na palma da mão.