Os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão cada vez mais acessíveis. Com as plataformas Meu INSS, Meu INSS+, a Central de Atendimento 135 e o site oficial, os cidadãos podem realizar diversas ações sem precisar sair de casa. Em junho deste ano, mais de 106 milhões de pessoas utilizaram essas plataformas.
Plataforma Meu INSS
A plataforma Meu INSS permite que os cidadãos acompanhem processos, façam requerimentos, acessem a carteira do beneficiário, extratos de pagamento, bloqueio e desbloqueio de consignado, entre outros serviços. Em junho, 74,7 milhões de pessoas buscaram serviços e informações através do aplicativo. Desde sua criação em fevereiro de 2017, o aplicativo já registrou quase 3 bilhões de acessos.
Serviços mais buscados no aplicativo Meu INSS
- Consultar pedidos
- Extrato de pagamento
- Meus benefícios
- Extrato de contribuição (CNIS)
- Extrato de empréstimo
- Simular aposentadoria
- Novo pedido
- Resultado de benefício por incapacidade
- Benefício por incapacidade
- Pedir benefício por incapacidade
- Carteira do beneficiário
- Extrato de Imposto de Renda (IR)
- Calendário de pagamento
- Prova de vida
- Meu cadastro
Meu INSS+
O ícone Meu INSS+, disponível no aplicativo, oferece a carteira do beneficiário e descontos em farmácias, viagens e serviços em parceria com instituições financeiras. Em junho, teve 25,1 milhões de acessos. Foram geradas 1,4 milhão de carteiras do beneficiário e 651 mil downloads de PDFs, que servem como comprovante de vínculo com o INSS.
Central de atendimento 135
A Central de Atendimento 135 recebeu mais de 6,2 milhões de ligações em junho. De janeiro a junho, esse número chegou a 46,2 milhões. O menu digital de autoatendimento, disponível desde abril, registrou quase 4 milhões de chamadas digitalizadas, com 64% dos usuários optando por serem direcionados ao site Meu INSS e 36% ao aplicativo. O autoatendimento digital não é obrigatório, e os usuários podem retornar para a ligação a qualquer momento para serem atendidos por um operador.
Página oficial do INSS
O site oficial do INSS oferece informações e dicas para utilização dos serviços e ações da autarquia. Em junho, a página oficial registrou mais de 2 milhões de acessos. Entre as informações mais buscadas estavam:
- Ícone Meu INSS+: 310.364 visualizações
- Versão para computador do Meu INSS: 78.511 acessos
- Link de serviços: 21.834 acessos
Conclusão
O INSS continua a facilitar o acesso aos seus serviços através de plataformas digitais e atendimento telefônico. Com a plataforma Meu INSS e Meu INSS+, a Central de Atendimento 135 e o site oficial, os cidadãos têm tudo à mão para resolver suas pendências de forma prática e eficiente.