Governo anuncia novas regras para o Bolsa Família; veja o que muda

Uma etapa adicional foi incluida para algumas pessoas

Governo anuncia novas regras para o Bolsa Família; veja o que muda | O Ministério do Desenvolvimento Social anunciou novas regras para o Bolsa Família, trazendo uma etapa adicional para algumas pessoas que desejam receber o benefício. Com a publicação da medida no Diário Oficial da União, a nova exigência já pode ser aplicada.

Governo anuncia novas regras para o Bolsa Família; veja o que muda
Governo anuncia novas regras para o Bolsa Família; veja o que muda | Foto: Freepik

Quem será afetado?

A principal novidade é a exigência de entrevista domiciliar para as chamadas famílias unipessoais, ou seja, aquelas formadas por apenas uma pessoa. Essa verificação faz parte da Averiguação Cadastral de 2025, um processo criado para garantir a precisão das informações prestadas no momento do cadastro.

Entretanto, algumas exceções foram estabelecidas. A nova regra não se aplica a:

  • Famílias unipessoais indígenas;
  • Famílias unipessoais quilombolas;
  • Pessoas em situação de rua.

Atualmente, a exigência vale apenas para novos beneficiários do programa. O Ministério ainda definirá como será o procedimento para aqueles que já recebem o Bolsa Família, mas que não passaram pela entrevista domiciliar para inscrição ou atualização cadastral.

Como será feita a comunicação com os beneficiários?

O MDS reforça que a comunicação com os titulares do Bolsa Família ocorrerá exclusivamente por meio de mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família.

Portanto, fique atento: ligações telefônicas e mensagens SMS com links externos podem ser golpes. Caso o Ministério adote novos canais de comunicação, os estados e municípios serão previamente informados.

Se você faz parte do grupo que precisará passar pela entrevista domiciliar, fique atento às informações oficiais para garantir o recebimento do benefício sem contratempos.